Carregando Processando informações...

Notícia

Voltar a lista de notícias

09.02.2024

Serviços fecham 2023 com avanço de 2,3% no Brasil e 4,4% no RS


%. Com o resultado de dez/23, o setor se encontra 11,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,7% abaixo do nível de dez/22, auge da série histórica.

Em dez/23, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o volume de vendas do setor de serviços no Brasil teve elevação de 0,3% na série com ajuste sazonal, depois de ter registrado alta de 0,9% no mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve recuo de 2,0%. Assim, o resultado de 2023 para o acumulado do ano fechou o mês de dezembro com resultado de alta de 2,3%. Com o resultado de dez/23, o setor se encontra 11,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,7% abaixo do nível de dez/22, auge da série histórica.

No caso do Rio Grande do Sul, houve aumento de 0,8% no volume de vendas do setor na comparação com o mês imediatamente anterior na série com ajuste sazonal; no mês anterior o setor registrava queda de 2,2% (revisada dos 2,0% da divulgação anterior). Em relação a dez/22, foi verificada queda de 1,9%, repetindo o resultado do mês anterior. Com isso, o ano de 2023 registrou alta de 4,4%, com forte desaceleração ante 2022 (+11,3%). Comparando-se com o pré-pandemia, o setor gaúcho também se mantém bem acima do patamar de fev/20 (+11,5%).

Na comparação interanual, foi verificada queda em três das cinco atividades pesquisadas no RS: Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (-8,9%), Outros Serviços (-6,3%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,8%). As elevações nos demais grupos foram de 19,6% nos Serviços prestados às famílias, 8,3% nos Serviços de Informação e Comunicação.

Por fim, o IATUR (Índice de Atividades Turísticas) teve alta na margem no Brasil (1,4%), e no RS (8,2%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o IATUR nacional registrou alta de 1,4%. No RS, o índice teve alta de 8,1% na comparação com dez/22. No acumulado de 12 meses, o IATUR registrou alta de 6,9% no país e de 3,2% no estado.

Os dados da PMS de dezembro reforçam a ideia de um setor em acomodação, em que as variações na atividade oscilaram sobre um patamar maior que no ano anterior, com perda de força sobretudo no segundo semestre no caso gaúcho. Ainda assim, depois de 2022 encerrar como um período de continuidade da forte retomada do setor, o patamar mais alto de 2023 garantiu crescimento dos Serviços, tanto no Brasil quanto no RS, mas com desaceleração após a forte retomada.

Ainda assim, por mais que o ritmo tenha se reduzido – conforme esperado ante um patamar mais alto da atividade – o crescimento maior do setor gaúcho em relação ao brasileiro registrou avanços maiores nos transportes (+4,8% no RS; +1,5% no BR), nos serviços de informação e comunicação (+8,7% no RS; +3,4% no BR) e nos serviços prestados às famílias (+6,1% no RS; +4,7% no BR). Nesse sentido, cabe destacar os efeitos sobre o transporte de uma safra melhor em 2023 em relação ao ano anterior, ante uma seca menos severa na comparação com a estiagem de 2022. Além disso, considerando o maior peso desse segmento no setor no estado (43%) em relação ao Brasil (36%), e a perspectiva de normalização da safra gaúcha em 2024, o segmento dos transportes deve ter contribuição positiva para o setor em 2024, ante um cenário com uma perspectiva mais moderada para os Serviços de maneira geral. 

 

Fonte: Fecomércio - RS

 






Mais notícias

®2014 | SINDILOJAS DE FARROUPILHA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas Farroupilha ou envie um email para:
sindilojas@sindilojas.far.br

Sindilojas Farroupilha: compromisso com os empresários

Olá!

Utilize a renovação/emissão do seu certificado pelo WhatsApp com o Sindilojas de Farroupilha ou envie um email para:
certificadodigital1@sindilojas.far.br
certificadodigital2@sindilojas.far.br

Sindilojas Farroupilha: compromisso com os empresários